A   B   C   D   E   F   G   H   I   J   K   L   M   N   O   P   Q   R   S   T   U   V   W   X   Y   Z 

 
  In├â┬¡cio >> Personagens >> Homens >> Túrin Turambar
 
 
Túrin Turambar


O significado de Túrin parece ser “aquele que” deseja a mestria. Turambar significa “Mestre do Destino”.
Também é conhecido por Agarwaen, Adanedhel, Manchado de Sangue, Elmo do Terror, Gorthol, Neithan, Mormegil, Homem Selvagem das Florestas, o Ofendido.

Túrin é o herói mais trágico de Tolkien. A sua história pode ser lida na “Narn i Hîn Húrin” — A História dos Filhos de Húrin.
Túrin Turambar, Filho de Húrin Thalion e primo de Tuor foi, durante grande parte da sua vida, o guerreiro mais temido pelos servos de Morgoth. Foi um dos grandes guerreiros de Doriath e de Nargothrond, onde acabou por se enamorar por Finduilas, filha de Orodreth.
Após a Queda de Nargothrond, Túrin refugiou-se nas florestas de Brethil onde alcançou grande fama.
Mais tarde a sua irmã, Nienor, caiu num encantamento lançado por Glaurung, o Grande Verme. Túrin encontrou-a em Brethil e não a reconheceu. Deu-lhe o nome Níniel. Casaram e Túrin prometeu que não tornaria a pegar numa arma excepto se as casas dos Homens da Floresta estivessem em perigo.
Tal aconteceu um tempo mais tarde quando a Floresta de Brethil se encontrava em perigo, pois Glaurung cansou-se de Nargothrond e partiu passando por Brethil. Túrin matou o Dragão em Cabed-en-Aras, uma garganta profunda do Rio Teiglin. Com a morte do Dragão o encantamento que caíra sobre Nienor quebrou-se e esta tendo consciência dos seus actos atirou-se para a morte. Túrin ao saber o que se tinha passado à sua irmã, desesperou da vida e lançou-se sobre a própria espada.

Na sua campa podia ler-se:
[TÚRIN Turambar Dagnir GLAURUNGA]
[TÚRIN[,] Mestre do Destino[,] MATADOR DE Glaurung]

E por baixo a seguinte inscrição:
[Nienor NÍNIEL].
 

P?gina carregada em 2.099 segundos