A   B   C   D   E   F   G   H   I   J   K   L   M   N   O   P   Q   R   S   T   U   V   W   X   Y   Z 

 
  In├â┬¡cio >> Personagens >> Animais >> Felaróf
 
 
Felaróf


O grande cavalo branco de Eorl.
Léod, o pai de Eorl, domava cavalos entre os Éotheod. Félarof foi capturado ainda potro, mas quando Léod o tentou domar e o montou, o cavalo atirou com o cavaleiro e Léod morreu, tinha Éorl dezasseis anos. Éorl perseguiu, então, o cavalo, que fugira, encontrou-o e exigiu-lhe que desistisse da sua liberdade, em troca da vida do pai. O cavalo acedeu e adoptou o nome que Éorl lhe deu – Félarof – que significa “muito forte”.
Foi montado em Felaróf que Eorl cavalgou em ajuda de Gondor e conquistou uma vitória memorável, que levou o Mordomo Cirion a conceder-lhe as terras de Calenardhon, que passaram a ser conhecidas como Rohan. Durante mais de trinta anos, Felaróf correu em liberdade por aqulas terras, mas uma nova invasão dos povos do sul levou cavalo e cavaleiro, de novo, para a batalha. No extremo norte do reino de Rohan, no World, encontraram ambos a morte, tendo sido sepultados, juntos, numa elevação no exterior de Edoras.
Diz-se de Felaróf que compreendia a linguagem dos Homens e é da sua estirpe que descende a famosa raça de cavalos, os Mearas. Os Mearas, de acordo com a tradição, só poderiam ser montados pelos Senhores da Marca, os descendentes de Eorl. Contudo, Gandalf conseguiu montar um descendente de Felaróf, Facho de Sombra (Shadowfax).

 

P?gina carregada em 1.989 segundos