Portal           Istya           Galeria
Fórum Tolkienianos » Geral » Notícias & Links » Mais discussão sobre Tolkien em Portugal

Autor Tópico: Mais discussão sobre Tolkien em Portugal  (Lida 11574 vezes)

Mithrandir
Elfo

WWW E-mail
Mais discussão sobre Tolkien em Portugal
« Resposta #15 em: Dezembro 31, 2003, 12:31:48 am »
A essa hora vou .. alem ke adorei o livro. E combinarmos .. eu estou disponivel a partir das 20 ..  
Hearts break ... hearts mend ... love still hurts,
visions clash ... planes crash,
Still there's talk of saving souls,
Still the cold is closing in on us.

Olórin
Vala
*

« Resposta #16 em: Dezembro 31, 2003, 03:19:44 am »
Só é pena cá em cima não organizarem coisas dessas :(
Ed' i'ear ar' elenea!
Aa' lasser en lle coia orn n' omenta gurtha !!!  
Tenna' ento lye omenta!

Portal Tolkienianos / Tolkienianos 4ª Era / Galeria Tolkienianos

Gwen
Editor de Conteúdos
Maia
*

« Resposta #17 em: Janeiro 05, 2004, 01:43:31 am »
:) Como é, pessoal???  Também estou a pensar ir  :w00t: a não ser que surja algum contratempo... mas espero que não!!!  Encontramo-nos lá????  :)
« Última modificação: Janeiro 05, 2004, 01:44:50 am por Gwen »
Lacho calad! Drego morn!

Bijuca
Maia

« Resposta #18 em: Janeiro 05, 2004, 10:03:24 am »
É hoje... que sorte, mais uma vez para os lisboetas...!!!!!! E desta vez , de certeza que não vai ser a desilusão que foi com a outra senhora!!!!
Levem os livros e peçam um autógrafo ao senhor!!!!! Eu por acaso ainda não li esse livro, é mais um na lista de espera......
Bom ouçam com muita  atenção e amanhã já sabem, toca a fazer um relatório!!!!!
« Última modificação: Janeiro 05, 2004, 10:03:44 am por Bijuca »

mellon-fa
Vala
*

« Resposta #19 em: Janeiro 05, 2004, 11:39:47 am »
Quero um relato completo! :D Eu gostei muito do seu livro... acho que não vai deixar os créditos or mãos alheias! Ele é um estudioso de Tolkien! :D CONTEM TUDO TUDO!!!! ;)

Olórin
Vala
*

« Resposta #20 em: Janeiro 06, 2004, 12:52:06 am »
Eu também quero saber OS DETALHES :)
Ed' i'ear ar' elenea!
Aa' lasser en lle coia orn n' omenta gurtha !!!  
Tenna' ento lye omenta!

Portal Tolkienianos / Tolkienianos 4ª Era / Galeria Tolkienianos

NightShadow
Humano

WWW E-mail
« Resposta #21 em: Janeiro 06, 2004, 01:08:15 am »
Absolutamente fabuloso.

A conferência foi um espetaculo ! E tive o privilégio de assistir com a Gwen e o João "Gil-Galad".

Posso-vos dizer que o auditório da Católica é enorme (+-300 pessoas), e estava à pinha... ainda houve uns 30 ou 40 que tiveram de se sentar no chão.

Quanto à conferência em si foi muito boa. O Mr Joseph Pearce domina o universo de Tolkien, e é um prazer ouvi-lo falar. A conferência durou aproximadamente 1h:30m e pareceram 15 min... uma verdadeira delicia.

Foram abordados diversos temas, mas o tema principal foi o paralelismo entre a obra de Tolkien e o mundo cristão.

Pessoalmente não me costumam agradar este tipo de comparações, no entanto ouvir falar Mr Pearce é uma verdadeira delicia para qualquer Tolkieniano. Se tivesse durado 4 ou 5 horas eu era bem capaz de passar lá a noite... :w00t:  
Bruno Fonseca
---------------------------------

Gwen
Editor de Conteúdos
Maia
*

« Resposta #22 em: Janeiro 06, 2004, 02:50:27 am »
:) É verdade, foi FABULOSO!!!  :)

E para além de Mr. Joseph Pearce dominar o universo Tolkieniano, tem também um grande e saudável sentido de humor, o que tornou a palestra, para além de muitíssimo interessante, também muito agradável, mas...  curta!!!  :(  Acho que tinhamos lá ficado de bom grado toda a noite!!!

Mas não foi só o Mr. Joseph Pearce que foi um sucesso!!!  :closedeyes: Os nossos folhetos também  :rolleyes: colocámos alguns numa banca, depois de pedir autorização e... passados 5 minutos já tinham desaparecido todos!!!  :w00t:  

Foi na verdade uma noite muito bem passada  :) e em muito boa companhia ;)

Recomendo  a leitura do livro, TOLKIEN, o Homem e o Mito  :) é EXCELENTE e tenho a certeza que vão gostar muito  :)

Lacho calad! Drego morn!

Bijuca
Maia

« Resposta #23 em: Janeiro 06, 2004, 10:32:45 am »
Agora ainda fiquei com mais pena de não ter ido.....E houive perguntas feitas pela audiência????  Vou ver se compro o livro!!!! Já tive com ele várias vezes na mão...mas agora fiquei muito bem impressionada!!!!! Deve ter sido fabuloso!!!
E quantoa a nós, Tolkienianos, parece que vamos ter mais visitas!!!! Ainda bem que levaram os folhetos!!!!! Bem lembrado!!!!!

Elrond of Rivendell
Editor de Conteúdos
Vala
*

« Resposta #24 em: Janeiro 06, 2004, 12:46:34 pm »
Que pena não ter ido  :huh: … depois de ter lido os vossos posts e ter falado com a Gwen ao telefone fiquei mesmo triste por não ter podido ir  :( … deve ter sido mesmo fabuloso… :w00t:
Já comprei o livro "TOLKIEN, o Homem e o Mito "do Mr. Joseph Pearce  mas ainda não tive tempo de lhe pegar, mas tal como a Bijuca, fiquei muito bem impressionado e é desta que vou começar a lê-lo  ^_^ .
A ideia de levar os folhetos foi genial  :w00t: , eu também lembrei-me disso mas já estava em casa  :rolleyes:  :P… o que vale é que a nossa Gwen não pára e já estava a tratar do assunto  ^_^  :D  :D … ehehehe.
E não me surpreende nada que tenham desaparecido todos em apenas 5 minuto  ^_^ … qual é o fan de Tolkien que não quer um belo folheto dos tolkienianos  :rolleyes: …ehehehe…:lol:
« Última modificação: Janeiro 06, 2004, 02:41:36 pm por Elrond of Rivendell »
Ála tira acca haiya! Mal si a vanya as márë órelyar! Namárië, ar nai aistalë Eldar ar Atani ar ilyë Léralieron hilya le! Eleni sílar antalyannar!

Gwen
Editor de Conteúdos
Maia
*

« Resposta #25 em: Janeiro 06, 2004, 01:04:59 pm »
Infelizmente ontem só tive oportunidade de imprimir de manhã, e portanto não foram muitos, uns 25 a 30  :( mas não só desapareceram num instante como tivemos oportunidade de ver muitas pessoas a lerem e admirarem os nossos lindos folhetos  ^_^ mostrando um interesse genuíno!  :) O João também ofereceu um a Mr. Joseph Pearce  :)

A palestra foi básicamente um resumo do livro, que é uma biografia muito interessante sobre Tolkien e que foca  o paralelismo entre a sua obra  e o mundo cristão, que é de facto enorme  :) leiam o livro porque vale mesmo a pena ;)

Também tive pena que não pudessemos estar todos presentes!!!  :(  
Lacho calad! Drego morn!

mellon-fa
Vala
*

« Resposta #26 em: Janeiro 06, 2004, 02:40:01 pm »
Infelizmente ontem só tive oportunidade de imprimir de manhã, e portanto não foram muitos, uns 25 a 30  :( mas não só desapareceram num instante como tivemos oportunidade de ver muitas pessoas a lerem e admirarem os nossos lindos folhetos  ^_^ mostrando um interesse genuíno!  :) O João também ofereceu um a Mr. Joseph Pearce  :)

Ah Tolkienianos valentes!!!!  :w00t:  PODEROSOS!!!! SOIS LINDOS!!! É ASSIM MESMO QUE SE FAZ!!! [/size] :w00t:

Que pena eu tenho de não ter podido assistir  :(  eu gostei imenso do livro... sabia que o senhor não nos ia deixar ficar mal!  ^_^  Quanto ao paralelismo entre a obra e o cristianismo, mais, catolicismo... é incontornável, NighShadow  ^_^  Tolkien era um católico fervorosíssimo!  :)  Parabéns, meus caros... que sorte a vossa! :D Mas vejam lá se se lembram de pormenores!....  ^_^  

Mari
Maia

« Resposta #27 em: Janeiro 06, 2004, 02:48:38 pm »
Nada melhor para recuperar da palestra da outra senhora :glare: ainda bem que se lembraram dos folhetos! :D E ainda bem que gostaram da palestra ;) 15 minutos, hein? Isso faz-me lembrar quando vemos o Regresso do Rei :P Só parece 1 hora :lol: Oh, eu nunca li o livro... vou ver se o arranjo, se é recomendado pelos Tolkienianos (hey, devias inventar uns autocolantes para colar nos livros "Recomendado pelos Tolkienianos" :lol:) E ofereceram ao Mr. Joseph Pearce um panfleto?? Fantástico  :w00t:  :w00t:  :w00t: Bem, realmente é uma pena não termos ido todos, mas acho que é óptimo sermos representados por três Tolkienianos mui devotos  :rolleyes:

But no living man am I! You look upon a woman. Éowyn am I, Éomund's daughter. You stand between me and my lord and kin. Begone, if you be not deathless! For living or dark undead, I will smite you, if you touch him. - Éowyn, The Return of the King[

Ingwë
Visitante

« Resposta #28 em: Janeiro 06, 2004, 02:56:34 pm »

A ideia de levar os folhetos foi genial  :w00t: , eu também lembrei-me disso mas já estava em casa  :rolleyes:  :P… o que vale é que a nossa Gwen não pára e já estava a tratar do assunto  ^_^  :D  :D … ehehehe.
E não me surpreende nada que tenham desaparecido todos em apenas 5 minuto  ^_^ … qual é o fan de Tolkien que não quer um belo folheto dos tolkienianos  :rolleyes: …ehehehe…:lol:
eu por exemplo quero um folheto e ainda não consegui maneira de o arranjar hehehe

por acaso hoje estive com o livro na mão mas como só tinha uma nota de 10 no bolso acabei por comprar um sobre o reinado de luis xiv eheheh não tem nada haver mas não deixa de ser um grande monarca heheh l'etat c'est moi  

Joao "Gil-galad" FA
Elfo

« Resposta #29 em: Janeiro 06, 2004, 05:20:32 pm »
Fabuloso.

Em contraponto com a conferência da Nova, esta foi excelente.

O nível deste professor está a anos luz do da antipática, da Luisa Alves.

Depois de ouvir este homem falar percebi que é quase impossivel chegar ao nivel dele. E digo isto por diversas razões:

- É um profissional, ganha dinheiro a escrever sobre Tolkien, sendo o nivel qualitativo enorme.
- É um excelente profissional e um amante da obra de Tolkien.
- Pensa, escreve e lê em inglês, o que parecendo que não lhe dá uma enorme vantagem sobre nós. A forma que ele utilizava e compreende as palavras, era qualquer coisa.

Ex. Saruman significa o homem de Sauron. É um anograma de Sauron. Se modarmos o u e o r ficamos com Saurman - Saur significa saurio-dragão que simboliza o diabo.

Muito tenho para contar, mas não sei se terei tempo. Cada vez tenho menos tempo para os meus hobbies.

Vou no entanto tentar deixar-vos, outro exemplo do que foi dito e que foi a parte que mais gostei.

Já falamos muito sobre o que o anel dominante simboliza. Será opinião quase geral que ele personifica o mal. Mas Joseph Pearce, vai mais à frente e considera que o anel Um simboliza o pecado. Tenho de vós dizer que depois da explicação que nos foi dada fiquei convencido.

Pearce diz que o Um anel personifica o pecado original. Aquele pecado que Adão e Eva cometeram e pelo qual foram expulsos de Eden. ( Povos no exilio)

Este pecado simboliza a desobediência da humanidade ao seu Deus e consequentemente o seu exilio ( Desobediência dos Elfos aos Valar e a Eru Ilúvatar).

A partir da vivemos no meio do mal, onde irmão matam irmãos como no caso de Caim e Abel. ( Aqualondë). Passamos assim a viver numa grande derrota, com laivos de pequenas vitórias. (Maldiçao de Mandos)

Esse pecado vai ser perdoado, pelo sacrificio de Jesus Cristo que se sacrifica por amor dos homens, quando é crucificado em Jerúsalem no dia 25 de Março. ( Frodo leva o anel até ao monte da condenação onde é destruido precisamente no mesmo dia 25 de Março. Nesse momento, o pecado original é destruido)

Penso que está brilhante, só digno de um grande mestre como Tolkien.
« Última modificação: Janeiro 06, 2004, 05:27:39 pm por joao "Gil-galad"fa »
Saudações Tolkienianas

Utúlie'n aurë! Aiya Eldalië ar Atanatári, utúlie'n aurë!

Fórum Tolkienianos » Geral » Notícias & Links » Mais discussão sobre Tolkien em Portugal