Elessar - A pedra de Eärendil

A Elessar era uma gema verde (um verde como os raios de Sol que passam pelas folhas primaveris) incrustada num broche prateado, em forma de águia com as asas abertas. A jóia tinha propriedades / características, olhando através dela para uma coisa ou pessoa envelhecida e/ou ferida, o seu portador via essa mesma coisa ou pessoa no auge da sua beleza e juventude.
As mãos do seu portador eram também capazes de curar ferimentos.
Existem várias versões quanto á origem da Elessar. Uma é que foi feita por Enerdhil, joalheiro de Gondolin, considerado o maior na sua arte a seguir a Fëanor. Enerdhil amava todas as coisas verdes que cresciam e adorava ver a luz do sol através das folhas. Deu essa gema a Idril, filha do Rei Turgon e ela usou-a ao peito; e assim foi salva do incêndio de Gondolin.
E quando Idril partiu à vela com Tuor, deixou a Elessar com o seu filho Eärendil, para que pudesse sarar algumas feridas na Terra Média, infligidas por Morgoth; e na verdade, enquanto viveu no Porto de Sirion, Eärendil sarou algumas feridas e todas as coisas foram durante algum tempo, verdes e belas.
Mas quando Eärendil iniciou as suas grandes viagens por mar usava a Elessar ao peito, pois no meio de tudo o que procurava nunca o abandonara o pensamento de que talvez pudesse reencontrar Idril. E foi assim que a Elessar desapareceu, pois Eärendil não regressou mais à Terra Média.
Mas mais tarde apareceu de novo uma Elessar na Terra Média. Uma das versões da história diz que foi Olórin (que na Terra Média foi conhecido por Mithrandir ou Gandalf) a trouxera consigo do Ocidente, pela graça dos Valar. E quando Olórin foi ter com Galadriel, que vivia sob as árvores da Floresta Verde, a Grande, tiveram uma longa conversa juntos. Pois Galadriel ansiava por notícias da sua família e da terra abençoada do seu nascimento, mas, apesar disso, não estava disposta a abandonar a Terra Média (esta frase foi mudada para: "mas ainda lhe não era permitido abandonar a Terra Média"). E depois de Olórin lhe dar muitas notícias, ela suspirou e disse: "peno na Terra Média, porque as folhas caem e as flores fenecem; o meu coração anela, lembrando árvores e erva que não morrem. Gostaria de tê-las na minha terra."
E Olórin perguntou-lhe: "Gostarias então de ter a Elessar?" E Galadriel indagou: "Onde está agora a pedra de Eärendil? E Enerdhil, que a fez, partiu". "Quem sabe?" respondeu Olórin.
"Certamente - disse Galadriel - atravessaram o mar, como todas as outras coisas belas. Terá então a Terra Média de fenecer e perecer para sempre?" "Esse é o seu destino" disse Olórin. "No entanto, por breve tempo, isso poderia ser emendado, se a Elessar regressasse. Por breve tempo, até chegarem os dias dos Homens." "Se... e contudo, como poderia isso ser?" disse Galadriel. "Pois certamente os Valar estão agora afastados e a Terra Média está longe do seu pensamento, e todos quantos se mantêm nela encontram-se sob uma sombra."
"Não é assim" afirmou Olórin. "Os olhos deles não estão obscurecidos nem os seus corações endurecidos. Como prova, olhai para isto!" E colocou diante dela a Elessar, e ela olhou-a e maravilhou-se. E Olórin disse: "Isto vos trouxe de Yavanna. Usai-a como quiserdes e durante algum tempo fareis da terra da vossa residência o lugar mais belo da Terra Média. Mas não é para a possuirdes. Entregá-la-eis quando o momento chegar, pois, antes de vos cansardes e finalmente abandonardes a Terra Média, alguém virá que deverá recebê-la, e o seu nome será o da pedra: Elessar será chamado".
Outra versão conta que foi Celebrimbor, chefe dos joalheiros élficos, que fez uma nova Elessar na 2ª Era para Galadriel, pois ela sofria com o desaparecimento de todas as coisas belas que amava e porque a terra da sua residência estava cheia de mágoa que nenhuma Primavera podia sarar. Disse-o a Celebrimbor, que lhe perguntou: "De que outro modo poderá ser para os Eldar, se eles permanecem na Terra Média?Quereis então atravessar o mar?"
"Não - respondeu ela - Angrod partiu, Aegnor partiu e Felagund já não existe. Dos filhos de Finafrin sou a última. Mas o meu coração ainda é orgulhoso. Que mal fez a Casa Dourada de Finafrin para que eu tenha de pedir o perdão dos Valar ou contentar-me com uma ilha no mar, eu cuja terra nativa foi Aman, a Abençoada? Aqui sou mais poderosa."
"Que quereis então?" perguntou Celebrimbor.
"Gostaria de ter à minha volta árvores e erva que não morressem... aqui, na terra que é minha - respondeu ela - que aconteceu à arte dos Eldar? E Celebrimbor disse: "Onde está agora a pedra de Eärendil? E Enerdhil, que a fez, partiu".
"Atravessaram o mar - disse Galadriel - como quase todas as coisas belas. Mas terá a Terra Média de fenecer e perecer para sempre?"
"É esse o seu destino, creio - respondeu Celebrimbor - Mas sabeis que vos amo (embora vos tenhais voltado para Celeborn das árvores) e, por esse amor farei o que puder, se acaso, pela minha arte, o vosso sofrimento puder ser diminuído". Mas não disse a Galadriel que ele próprio tinha sido de Gondolin e um amigo de Enerdhil, embora em muitas coisas o amigo o suplantasse.
E assim fez para Galadriel a maior das suas obras - exceptuando apenas os três aneis. Essa jóia era mais súbtil e clara do que a de Enerdhill e a sua luz tinha menos poder, pois a de Enerdhill era iluminada pelo Sol ainda na sua juventude e a de Celebrimbor, quando foi feita, já o Sol tinha "enegrecido" com a sombra de Morgoth.
Apesar disso, a Elessar de Celebrimbor era radiosa e, através do seu poder, todas as coisas se tornaram belas à volta de Galadriel. Não estava sob o domínio do Um, pois foi feita antes de Sauron se erguer de novo.
Outra versão da história conta que a Elessar foi feita em Gondolin por Celebrimbor, e assim passou para Idril e para Eärendil. Mas essa desapareceu. Celebrimbor fez então uma segunda Elessar em Eregion, a pedido de Galadriel, que ele amava. Nesta versão Enerdhil nunca existiu, aliás, o seu nome não aparece em nenhum outro escrito. E ainda há outra versão que nos diz que apenas existiu uma Elessar, feita por Celebrimbor para Galadriel.
Mas quando recebeu Nenya, o Anel Branco, Galadriel deu a Elessar a sua filha Celebrían, que por sua vez a deu a sua filha Arwen. Arwen pediu a Galadriel que a oferecesse a Aragorn, o que ela fez à despedida da Irmandade em Lórien, com as seguintes palavras:
"Dei esta pedra a minha filha, Celebrían, e ela à sua; e agora passa para as suas mãos, como penhor de esperança. Nesta hora assuma o nome que lhe foi destinado, Elessar, o Pedra Elfa da Casa de Elendil!"