A Boca de Sauron

Escrito por Arvedui. Publicado em Personagens

O último Numenoriano Negro de Poder na Terra Média “A Boca de Sauron” foi o mais poderoso homem na cruel hierarquia de Mordor. Da sua infância nada se conhece, muito menos o seu nome pois o próprio o esqueceu quando entrou ao serviço da Torre Negra pouco antes da Guerra do Anel. Descrito no apogeu do seu poder como um homem alto com terrível conhecimento de feitiçaria não é de admirar tendo em conta a sua cultura o motivo porque se juntou a Sauron. A hábil conjugação de maldade e talento que deteve levaram á sua subida rápida na estima de Sauron de quem conhecia o pensamento, algo só possível por muito poucas pessoas.
Apesar de mais tarde um líder em Mordor “A Boca de Sauron” deve ter começado a sua carreira em Dol Guldur. Os seus serviços cada vez mais do agrado de Sauron levaram-no ao cargo de Tenente de Barad Dûr que manteve até á morte. Sendo um dos últimos Numenorianos Negros e de longe o mais importante é possível que tenha liderado o que restava da sua raça em nome de Sauron, aliás os soldados que o acompanharam seriam provavelmente da sua raça.
Existe alguma dúvida acerca do nome como era conhecido pois foi dito por Aragorn que Sauron jamais permitia que o seu nome fosse escrito ou falado razão por que era conhecido como o olho vermelho ou o olho simplesmente. No entanto é possível que as informações de Aragorn estivessem desactualizadas.
O seu derradeiro período de importância veio do confronto que sustentou com os Capitães do Ocidente. Enviado por Sauron como um emissário destinado a provocar os Capitães do Ocidente “A Boca de Sauron” comandava na realidade o exército que não fosse a finalização da missão de Frodo teria mandado Gandalf para as Mansões de Mandos. Dirigiu uma missão de terror sobre os Capitães quase os fazendo acreditar na morte de Frodo mas ignominiosamente repelido acabou por fugir para as fileiras de Mordor donde iniciou o ataque já planeado.
O seu papel na Batalha da Morannon foi o de comandante mas a partir deste episódio desaparece completamente. Do seu destino nesta terrível e desesperada batalha apenas podemos pensar no que lhe deve ter significado a queda de Sauron se que não haveria já sido morto. Mas caso tenha sobrevivido terá fugido para o Oriente? Ou terá morrido na batalha como Gandalf disse que aconteceria? Só Tolkien soube.
“A Boca de Sauron” é um excelente exemplo da dualidade do carácter humano na obra de Tolkien. Opõem-se directamente a Aragorn (também Dúnedain) mostrando talvez o que Aragorn se tornaria caso reclamasse para si o anel. Não há dúvidas de que foi um dos mais terríveis servidores de Sauron ultrapassado apenas pelos Nazgûl.


Artigo escrito pelo Arvedui