Os Viajantes de Carro e os Variags of Khand

Escrito por Olórin. Publicado em Povos

Este artigo tem duas partes distintas mas que estão muito relacionadas como poderão ver.

 

Os Viajantes de Carro

Das terras orientais de Rhûn, no século 19 da terceira era do sol (1851), um povo Easterling saiu para guerrear o povo de Gondor. Eram um povo numeroso, bem armado com grandes carros puxados por cavalos e carroças de combate. Eram chamados os viajantes de carro e guerrearam com Gondor durante cerca de 100 anos.
Em 1856 foi travada a 1ª batalha da planície, na qual os viajantes de carro derrotaram Gondor e os seus aliados, os Homens do Norte. Eles mataram o rei Narmacil II, tomaram as terras de Rhovanion e escravizaram os Homens do Norte que lá habitavam.
Os viajantes de carro governaram Rhovanion até ao último dia daquele século, quando os Homens do Norte se revoltaram e Calimehtar, o novo rei de Gondor, levou o seu exército para Norte. Na batalha em Dagorlad, os viajantes de carro foram empurrados para oriente, para Rhûn por este novo rei (a sua força ficou enfraquecida mas não totalmente derrotada). Mas mesmo assim os viajantes de carro continuaram a causar problemas nas fronteiras de Gondor, e, com a ajuda dos espectros do anel e dos Haradrim, em 1944 voltaram a fazer uma guerra com Gondor. Então, atacados por Este e pelo Sul o exército de Gondor teve que se dividir. Ondoher foi para Este, onde morreu com os seus dois filhos e o seu exército acabou por ser destroçado pelos viajantes de carro. Mas a parte do exército de Gondor que foi para sul derrotou os Haradrim e depois marchou para Este. O exército surpreendeu os viajantes de carro enquanto estes festejavam a vitória sobre o exército do rei e aniquilaram-nos com uma raiva vingadora. O acampamento foi totalmente destruído e aqueles que lá não morreram fugiram para os pântanos dos mortos onde acabaram por morrer. A partir daí os viajantes de carro desapareceram dos anais do Ocidente e não mais foram mencionados nas histórias de Elfos e Homens.

 

Variags of Khand

Na terra de Khand, a sudeste de Mordor, vivia um povo temido chamado de Variags durante a terceira era do sol. Eles era aliados dos Easterlings e Haradrim e eram servos do senhor negro - Sauron. Os Variags são um povo violento, brutal mesmo, e muito virados para a guerra. A sua diplomcia é simples e envolve conspirações, traição e guerra. Independentemente de esta ser uma caracteristica adquirida após os tratos com Mordor, os Variags merecem bem a reputação de serem a mais cruel raça dos Homens em Endor. Os Variags eram bons cavaleiros mas apesar disso a sua força de combate é principalmente constituída por infantaria. 
Os Variags geralmente viviam dos rebanhos de cabras, carneiros e dos cavalos. Cultivavam cevada e promoviam algumas variedades de algodão. Mas os Variags preferiam negociar, agrupar-se e invadir ao que chamam a arte mundana de cultivar.
As histórias do Ocidente da Terra Média contam-nos como por duas vezes os Variags interviram aliados a Sauron contra Gondor.
Uma das ocasiões foi no ano de 1944, em conjunto com os Haradrim, durante a destuição final dos viajantes e carro. Os Variags atacaram juntamente com os Haradrim pelo sul enquanto os viajantes de carro atacaram pelo norte. Os Variags lutaram como exército de Eärnil de Gondor e foram derotados em Poros Crossing. Depois Eärnil foi para norte surpreendeu os Viajantes de carro que ainda festejavam a vitória no Norte. Depois só passados mais de 1000 anos é que eles voltaram a lutar contras as forças de Gondor nos campos de Pellenor:

"Gothmog, comandante de Morgul, lancou-os na refrega: easterlings armados de machados, Variags de Kland, sulistas de escalarte e negros de Far Harad, meio-trolls de olhos brancos e lingua vermelha. Uns corriam para a retaguarda dos Rohirrim, enquanto outros seguiam para ocidente, a fim de conter as forças de Gondor e impedir que se reunissem às de Rohan."